terça-feira, 25 de abril de 2023

Chico Buarque de Hollanda - Camões o reverenciaria se estivesse vivo

Foto: Agência Brasil

Tanto se falou na repercussão sobre o Prêmio Camões, entregue com um atraso de quatro anos...

Quando a História que nos redime, em tempo hábil, e ainda garante maior importância ao fato.  

Cada palavra proferida, 

a emoção nada contida, 

e os acordes nos finalmentes. 

Quando tudo fazia sentido, dava significado à cerimônia. Ao fato concretizado. 

Ao talento imortalizado.

O prêmio, simbolicamente e materialmente, é tão grande quanto as assinaturas e o papel que o legitimou. Difícil de manusear pela flexibilidade e tamanho.

Nada Chico, tão Chico!

Sorvi cada instante, ao vivo, pela web. Minha boca cantando Chico, e olhos marejando tal água salgada de tanto mar... 

tanta dor... 

tanto amar...

A obra de Francisco me fez navegar com o marinheiro das ondas de sons e palavras que, reverberando, me contaram a história do meu país e do meu povo. Até por Portugal, graças a Chico, ganhei um certo encanto...

Nunca é o mesmo ri(s)o a passar, não é mesmo?

Em verso, prova, romance e verdade, o Brasil feminino, malandro, amoroso, herói e bandido.

Por tudo isso, decidi escrever sobre a obra de Chico Buarque de Hollanda e o prêmio entregue. 

Porque é preciso falar sobre Chico. 

Botar aquele som na vitrola:

Cantar Chico.

E, sempre ler e reler Chico.

Há dias canto incessante Duro na Queda e Mambembe:

"O sol ensolarará a estrada..." 

Chico é sol.

"Mambembe, cigano, debaixo da ponte, cantando..."

Chico é farol.

De certo modo, caminho por alguns caminhos - literal e figurativamente - por onde ele passou....

Você sabe tanto de mim, 

Chico, meu gur (u)i!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os sonhos do atleta mirim esbarram na burocracia dos títulos que demandam dinheiro

  Fotos da autora Na rodoviária da mais rica cidade do Brasil, um garoto vestindo quimono chama a atenção carregando um cartaz quase maior d...