sexta-feira, 14 de abril de 2023

O cara da capa

Imagem: Reprodução

Eu não leio a #Time, mas parte do mundo que decide os rumos da política, economia e até mesmo as relações sociais lê. Por isso, celebro a edição estampada com o rosto do presidente do Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva. 

Há pouco mais de cem dias no poder - de fato, já que governa desde extraoficialmente desde as eleições- o nosso "velho" (no melhor sentido da palavra) companheiro continua fazendo história. História "made in Brazil".

Que orgulho eu sinto do nosso presidente! Homem que forjou a própria existência numa busca ideológica pela equidade, nem sempre alcançada, de fato e direito. Trabalhador que fez -e faz-da utopia a sua regra. 

Para isso, e por isso, ele sempre incomodou, incomoda e vai incomodar mais ainda. Para todo mundo ler, está lá. "Deu no New York Times", #Henfil!

Quando penso em #Lula reflito sobre o debate atual sobre o etarismo. Como nós, os que encaramos o passar dos anos com jovialidade, somos desafiados a enfrentar as novidades alicerçados que estamos na construção desse novo. 

Tem gente que duvida da nossa capacidade de rejuvenescer com o passar dos anos. Acredito que a nossa idade cronológica, se nos confronta, é a prova da nossa capacidade de reação.

Escrevo isso num momento pessoal importante. Olho para mim lá atrás, anos anos 1981, estudante de jornalismo. Foi quando eu conheci o dirigente social através de uma colega de classe militante, mais velha o que eu, mulher negra, arrimo de família, esquerdista de corpo e alma. Lina Rosa era o meu norte e me apresentou, via abaixo-assinado, aquele que me ajudaria a traçar os meus próprios rumos ideológicos e políticos.

Na década de 2020, imaginem, eu dediquei a minha dissertação de mestrado ao presidente Lula. "O cara", que não sucumbiu as prisões, à mentira, à injustiça, ao preconceito de classe e social. A primeira posse, a segunda e a terceira emocionaram-me e me provavam que eu estava do lado certo da história.

Falar do Lula, hoje, parece pleonasmo, mas na verdade é necessário. Os confrontos acontecem diariamente e as críticas estão nas páginas dos jornais, nas redes sociais, na conversa familiar. Mas, quem, no Brasil, hoje, poderia minimizar o ódio instalado na sociedade? Até a dita esquerda, em alguns momentos, parece esquecer-se da jornada que nos trouxe ao aqui e agora.

Acompanhar as notícias vindas da #China é como ver uma luzinha que se acende. As ruas do Oriente parecem estar enfeitadas com pedrinhas brilhantes para o nosso presidente Lula  passar... Um novo tempo sendo construído pelo resgate de tempos passados. 

As notícias hoje são boas de se ler, mas precisamos manter-nos "atentos e fortes". Testemunho rupturas, julgamentos, argumentos conflituosos, "sussuros ardis".., O perigo ronda, está a solta.

E, como não temos a tradição da revanche, mas de negociar, "dialogar com os divergentes", perdoar, não podemos jamais nos esquecer. Afinal, no Brasil, hoje, vislumbramos a possibilidade de fazer melhor, de novo, com Lula protaonista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os sonhos do atleta mirim esbarram na burocracia dos títulos que demandam dinheiro

  Fotos da autora Na rodoviária da mais rica cidade do Brasil, um garoto vestindo quimono chama a atenção carregando um cartaz quase maior d...