quinta-feira, 13 de abril de 2023

MaryQuant, eu e minhas pernas à mostra

Foto: Reprodução

Eu cresci ouvindo o meu pai repetir: 

"Meio metro de perna a mais ou meio metro de perna a menos não importa, mas sim como as pernas se revelam." 

Adolescente, minha tia (daquelas chatas, que se metia em tudo, mas como era sábia!) repetia para mim:

"Não adianta nada usar saia no pé e não saber abaixar. Se o fizer errado, mostra tudo, como as velhas quando se curvam na feira."

Adulta, não esqueço de uma matéria lida onde  #PrincesaDiana aconselhava: o segredo para não mostrar a calcinha é como a mulher movimenta as pernas. Segundo ela, quando sentada, os joelhos devem ficar fixos, grudadinhos um no outro.

Ou seja: há estilo, arte, técnica e a atitude no modo de se vestir.

Morreu hoje (13), aos 93 anos, a estilista #MaryQuant. A mulher que -se não inventou- popularizou a minissaia e um jeito diferente para os jovens de então se manifestarem através da moda. 

 Eu nasci na década de 1960, e desde sempre fui adepta a esta peça de vestuário. E as minhas minissaias eram muito curtas: microssaias. O era natural, para mim.

Usei e abusei. Sempre foram as minhas peças preferidas para o dia e noite, no lazer, estudo, trabalho. Eu as usava com naturalidade, sem intenções senão me sentir bem.

Mais tarde, soube que elas causavam certo furor... Eu não tinha noção do quanto.

Muito do meu estilo ou me vestir, ao longo da minha vida, tem referências na estilista inglesa Mary Quant. As roupas coloridas, por exemplo. Devo muito a ela, com quem aprendi que devo sentir-me confortável nas peças que visto. Por isso, aos 60 anos, não uso mais minissaias.

Não porquê não posso, simplesmente não me sinto mais bem usando saias curtas. Não quero mais.

Nesse momento da sociedade, e de vida, quando tudo parece ser permitido, mas na verdade (quase tudo) é proibido, tal o nível de julgamentos a que somos submetidos a cada gesto, fala ou frase escrita,. Faço, aqui, esta pequena homenagem àquela mulher que ousou e me tocou profundamente. Imaginem quantas críticas e homenagens ela recebeu até tornar-se referência?


Foto: Reprodução



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os sonhos do atleta mirim esbarram na burocracia dos títulos que demandam dinheiro

  Fotos da autora Na rodoviária da mais rica cidade do Brasil, um garoto vestindo quimono chama a atenção carregando um cartaz quase maior d...