sábado, 21 de outubro de 2023

Não vote em Milei, Argentina

Fotos: arquivo pessoal

 Há cerca de um ano eu vivia a incerteza sobre o futuro próximo. Eu estava em #BuenosAires, participando do meu primeiro congresso internacional de Comunicação, o #Alaic, e vivendo o sonho de conhecer uma xará (nome e apelido), que trabalha numa agência de notícias, apesar de não ser jornalista.

Durante o governo passado, ela me apoiou em diversos momentos, lembrando da importância de manter o foco nas eleições, o equilíbrio e o espírito de luta, resgatando o governo popular.

Na semana que antecedeu o primeiro turno das eleições de 2022, no Brasil, tive a emoção de conhecer as #MadresdelaPlazadeMayo e ver Hebe de Bonafini abrir a bandeira com a figura do presidente #Lula.

Na ocasião, a Abuela que morreria meses depois, dizer que nós, brasileiros, deveríamos nos empenhar em elegê-lo, resgatando o Brasil.

No domingo eu pegaria o avião de volta para casa a tempo de votar.

Sentia um misto de emoções: certeza, esperança e medo.

Neste domingo, minha xará argentina irá às urnas

O compromisso dela e dos hermanos é deter o "fantasma" personificado na figura do candidato Javier Milei.

Sabemos que não será uma tarefa fácil deter tamanho retrocesso, mas é necessário.

Analistas dizem que o argentino, que representa a direita, é pior do que Bolsonaro.

Eu me questiono: será que algo, alguém, poderá ser ainda pior do que aquele que nos fez viver o caos nos últimos quatro anos e que dividiu o Brasil e as famílias brasileiras?

Corrupção, fakenews, negacionismo, insegurança, violência física, moral e intelectual, tentativa de golpe, enriquecimento ilícito, genocídio?

No primeiro turno das eleições brasileiras tivemos de engolir o ex-presidente e sua verborragia mais um pouco, até a derrota no segundo turno.

A missão dos argentinos progressistas é convencer a todos os que os cercam na tentativa de combater o avanço de Milei.

Pelo menos, levar a disputa para o segundo turno, sofrer mais um pouco para tentar repetir o grande feito do Brasil: eleger um estadista que, certamente, poderá trabalhar  para trazer de volta a Argentina para o protagonismo político e econômico que o país merece.


#Fuerza, Argentina


/////////////

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os sonhos do atleta mirim esbarram na burocracia dos títulos que demandam dinheiro

  Fotos da autora Na rodoviária da mais rica cidade do Brasil, um garoto vestindo quimono chama a atenção carregando um cartaz quase maior d...