quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Sou loca por ti latinoamerica que reage ao poder hegemônico

Reprodução Instagram

 No intervalo de horas, três presidentes latino-americanos decidiram romper suas relações diplomáticas com o Estado de #Israel: 

#Bolívia, #Chile e #Colômbia.

Quem puxou a meada da política humanitária foi o Estado Plurinacional da Bolívia,  posicionamento anunciado pelo presidente Luís Arce, no dia 31 de outubro, em repúdio aos "crimes contra a humanidade" praticados contra a população civil na #Palestina. 

Na sequência,  o presidente do Chile, Gabriel Boric, justificou não compactuar com "as violações inaceitáveis em Gaza". 

Hoje, Gustavo Petro, que já havia sinalizado a mesma intenção, formalizou a ruptura diplomática considerando "o massacre do povo palestino".


Os três países solicitaram que os seus embaixadores voltem para a casa. .


O governo brasileiro, desde o início do conflito, que transformou-se numa das mais brutais guerras unilaterais da história, busca acordos internacionais de cessar fogo, conciliação e paz, ainda sem sucesso.

Lula tem tentado negociar pelas vias diplomáticas, à exaustão, e está conseguindo minimizar as perdas de vidas brasileiras.

Aguardo ansiosamente os próximos passos.

A via democrática latino-americana tem mostrado a sua força moral, se não política ou econômica.

Espero que o #SulGlobal se fortaleça em engajamento pela paz e, sobretudo, em defesa à terra e à vida, culminando no direito do povo palestino ao Estado que lhe é de direito.


O massacre no Oriente parece longínquo, mas se não tomarmos cuidado a hegemonia ideológica neoliberal "abrirá as suas asas sobre todo o mundo".

#freepalestine


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os sonhos do atleta mirim esbarram na burocracia dos títulos que demandam dinheiro

  Fotos da autora Na rodoviária da mais rica cidade do Brasil, um garoto vestindo quimono chama a atenção carregando um cartaz quase maior d...