segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

As palavras foram feitas para dizer e Lula sabe e não tem medo de fazê-lo


Fico muito feliz que as declarações do presidente do Brasil, #Lula, estejam repercutindo em todo o mundo. 

Junte-se os bons!, diria o personagem Chaves.


"Quando eu vejo o mundo rico anunciar que está parando de dar contribuição para a questão humanitária aos palestinos, fico imaginando qual é o tamanho da consciência política dessa gente e qual tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio. É uma guerra entre m exército altamente preparado e mulheres e crianças."

Luiz Inácio Lula da Silva



Como diria Graciliano Ramos, "as palavras não foram feitas para enfeitar, mas para dizer...". 

É tempo de falar as verdades, e Lula sabe muito bem quando, onde e o porquê de fazê-lo.

Lula foi considerado "persona non grata" por Israel, mas isso já foi formalizado há anos, pois o governo de Israel sempre apoiou Bolsonaro.

Estive no país em novembro de 2019, como turista, para visitar a Terra Santa. Ao chegar no temido aeroporto de  Telaviv, a recomendação era: cuidado. 

Não tive problema, mas lembro-me de um dos agentes da alfândega, ao perceber a bandeirola brasileira que sinalizava a origem do grupo, sorrir para mim, e dizer:

Bolsonaro!

Eu não me contive, repliquei sorrindo:

Lula!

A maioria do grupo era formado de eleitores do ex-presidente, hoje inelegível e investigado pela Justiça, partidários encantados, eu e mais três ou quatro, apenas, éramos oposição. Eu exercitei o conselho do Patrono da Educação Brasileira, #PauloFreire, coloquei a política de lado, dialoguei com os divergentes e segui no caminho da fé.

Foi uma viagem linda, pois o lugar é cercado de história, boa e ruim.

Lembro-me de ter achado tudo meio fake...

A presença brasileira era sentida por todos os lados: sempre pró-Bolsonaro.

Terra de contrastes

Nunca fui católica praticante, a viagem foi um presente, não um projeto pessoal, mas confesso que caminhar pelos caminhos onde Jesus andou foi uma emoção que guardarei para sempre na minha memória.

Emocionei-me no Museu do Holocausto.

Encantei-me com a diversidade étnica.

Indignei-me as ver que a falta de recursos tornaram as obras da Igreja da Natividade inacabada, e escrevi o meu nome nos tapumes,

Guardo comigo, principalmente, o contraste presenciado ao adentrar os muros do lado da Cisjordânia.

Os guardas, o comércio, o artesanato, a pobreza, as pichações.

Já falei e repito, em Israel me negaram água, na Palestina não.

Mas, talvez, o que mais me marcou, ainda mais do que a gruta onde Maria teria dado à luz o menino-Deus, foi o pedido desesperado da nossa guia palestina:

"Contem para o mundo que nós, católicos palestinos, estão em risco de extinção".

Segundo ela, os jovens, sem emprego  e futuro, fugiam, se convertiam, morriam.

Conheci a causa pró Palestina ainda adolescente, na praia, quando vi dois rapazes, migrantes, que contavam sobre a ALP -Associação pela Libertação na Palestina - no Brasil.

Desde o início dessa invasão cruel, tenho me pronunciado nas mídias digitais e dado o meu testemunho, como pediu recentemente o professor #EdgarMorin, judeu inconformado com a barbárie que testemunhamos.

Há meses queria que o Brasil rompesse relações diplomáticas com Israel, como fizeram Bolívia, Colômbia e Chile

Parece que Israel vai romper relações com o Brasil...

Isso, porque os governantes que comandam as tropas não querem ouvir verdades.

Ressalto aqui: 

o Estado de Israel não representa a povo judeu, mas apenas uma parte dele. 

Enquanto isso, todo o povo da palestina corre risco de extinção.

#freepalestine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os sonhos do atleta mirim esbarram na burocracia dos títulos que demandam dinheiro

  Fotos da autora Na rodoviária da mais rica cidade do Brasil, um garoto vestindo quimono chama a atenção carregando um cartaz quase maior d...