Há tempos o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, expõe o seu descaso com a população em situação de rua que vive na cidade.
E ele não está sozinho: parte dos vereadores legislam na mesma linha política.
A bomba da vez, que explodiu nessa terça-feira (4), foi a informação de que está zerado os estoques de cobertores -daqueles fininhos, que pouco aquecem- na Smades - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
Duas mortes já foram registrada nesse outono.
Duas pessoas em situação de rua morreram de frio na cidade mais rica do Brasil.
Em 15 dias começará o inverno.
Foto: GazetaViews |
É dever do Estado.
Proteger a população empobrecida é lei, mas como a operação Baixas Temperaturas (quando o frio atinge 13o ou menos, serão realizadas?
Falta cobertor.
Falta abrigo decente.
Falta consciência política.
Falta tudo.
É ou não é genocídio deixar uma pessoa morrer de frio?
Na capital paulista, o Povo da Rua tem seus pertencem "roubados" pela rappa, são "banhados" com jatos d'água pela zeladoria municipal, são proibidos de descansar em partes das cidades...
Os voluntários também são coibidos pela guarda municipal e polícia militar, dificultando a distribuição de alimentos e agasalhos.
A política higienista avança na mesma medida em que a exclusão social sugue devido à falta de trabalho, moradia, assistência social.
Mas, São Paulo, infelizmente, não é exceção.
O Brasil precisa urgente de uma legislação atualizada voltada para a população em situação de rua, que aumentou quase mil por cento na última década.
Apenas em São Paulo, capital, são cerca de 70 mil e 100 mil no |Estado.
Foto: CristinaGazeta |
Nota da autora:
Um dia depois dessas denúncias, a atual secretária municipal da Assistência Social, Ciça Santos, gravou um vídeo considerando as denúncias como fakenews. O que ela não explicou é de onde surgiram os cobertores e muito menos os casulos (sacos de dormir). Curiosamente, casulos que apenas chegaram às pessoas em situação de rua com fins de registros fotográficos oficiais, ou distribuidos para tirar fotos, oupor doações de voluntários
Autalizado em 6/6/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário