terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

A praga das fakenews anuncia a política que se avizinha

Nota Padre Júlio Lancellotti

 Tem eleitor para tudo, não é mesmo?

E jornalista.

E "pau mandado".

E político.

Peguei-me cantando, hoje, depois de ter de explicar o meu ponto de vista outra vez:

"Pega na mentira...

Corta o rabo dela, 

pisa em cima ,

bate nela"

#ErasmoCarlos cantava, e bem-humorado, nos ensinava a não dar corda - ou audiência- aos fofoqueiros.

Nunca tive minha boca lavada com sabão, mas a ameaça atormentou gerações...

Em tempos de IA (Inteligência Artificial) ou ID (Ignorância Deliberada), a fofoca de antes viralizou:

é espalhada nas redes digitais.

Bem planejada, faz delirar.

Na segunda-feira (5), mais uma vez,  a colunista famosa do jornal/portal de renome anunciou que uma tal Revista Oeste, porta-voz da ultra direita, publicou nova denúncia contra o nosso santo vivo, #PadreJúlioLancellotti.

Ele, mais uma vez, não será poupado: a Igreja anuncia nova investigação.

O padre não teme, pois sabe tratar-se de mentira - deve ter muito dinheiro envolvido para soltar a língua  do ex-coroinha.

E muitos votos daqueles que preferem acreditar em mais uma inverdade.

Os autores da matéria e estratégia sabem muito bem que, para os incautos, uma mentira contada muitas vezes vira uma verdade.

Checar dá trabalho.

É bom acreditar no que é conveniente... 

O roteiro segue anunciando candidatos, vislumbrando projetos públicas, onde a exclusão social é estratégia.

Temos presenciado o aguçamento das ações policiais e investidas contra políticas públicas.

Leio, envergonhada, algumas notícias e como elas repercutem atiçando com fakenews a fogueira dos interesses.

Padre Júlio é apenas uma dentre as milhares de vítimas que são expostas:

Crianças que não recebem as vacinas, mulheres agredidas e assassinadas, as minorias sendo torturadas nas ruas pelo descaso ou violência sem limites.

Confesso certa angústia, um pouco de desânimo, talvez?  

Quando eu penso em deixar quieto, pequenina que sou, relembro que quem cala consente.

E eu me manifesto.

Lembro-me de meu pai, na época que, adolescente, eu estudava jornalismo, me provocando:

"Ah, se eu fosse jornalista...

 botava a boca no trombone e denunciava, 

noticiava, 

usava o meu poder para contar ao mundo o que está acontecendo..."

Pai, nenhum jornalista consegue desvelar a realidade para os que não querem saber a verdade, que preferem conviver com a mentira.

Eles sabem bem o que estão fazendo.

Mas eu escrevo assim mesmo.


Íntegra da Nota divulgada pelo Padre Júlio Lancellotti


Recebo, com serenidade e paz de estpírito, a nota da Arquidiocese de São Paulo, publicada na presente data, informando que apura as acusações lançadas nos últimos dias. Esclareço que as imputações surgidas recentemente - assim como aquelas que sobrevivem no passado - são completamente falsas, inverídicas e tenho plena fé que as apurações conduzidas pela Arquidiocese esclarecerão a verdade dos fatos.

As acusações estão imbricadas em uma rede de desinformação, que mascara eventuais interesses de setores do poder político e econômico em ceifar aquilo que é o sentido do meu sacerdócio: a luta pelos desamparados e pelo povo da rua.

Sibo, de maneira inabalada,a esperança de um futuro que extirpe o ódio aos pobres das nossas ruas e dos nossos corações.

São Paulo, 05 de fevereiro de 2024.

Pe. Julio Lancellotti



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os sonhos do atleta mirim esbarram na burocracia dos títulos que demandam dinheiro

  Fotos da autora Na rodoviária da mais rica cidade do Brasil, um garoto vestindo quimono chama a atenção carregando um cartaz quase maior d...