sábado, 14 de dezembro de 2024

Revista Imprensa Jovem revela o protagonismo da imprensa estudantil

Capa, expediente e editorias da
8a. edição da Revista Imprensa Jovem

Sempre que entro na sala de aula, uma vez por semestre, para conversar sobre jornalismo com alunos da rede pública municipal, eu repito a mesma pergunta: 

Quem lê jornal? 

Eu me incomodo com a falta de mãos levantadas e manifestações. 

Insisto: quem lê revistas? Quem acompanha as notícias pelas mídias digitais? Que tipo de post vocês leem? E por aí vou eu...

Meses depois, quando leio a edição da Revista Imprensa Jovem, sempre reforço a certeza, como jornalista, de que  o problema é nosso e não deles.

Quem lê tanta notícia, cantou Caetano Veloso, quando eu tinha apenas cinco anos. Eram tempos difíceis.


Ler para crer

Hoje, ninguém dá conta de ler tudo o que é noticiado no mundo globalizado, conectado e amplificado nas mídias digitais... E os tempos continuam difíceis.

Desinformação, fakenews, fofocas, manipulação.

Discutimos tudo isso, nós da equipe da Revista Imprensa Jovem, ao lançarmos o desafio para os estudantes do ensino fundamental:

Topam ser repórteres por um semestre, produzir uma reportagem e ter a oportunidade para falar o que considerarem importante para estudantes como vocês?

A resposta é sempre afirmativa.

No final do semestre, aquela sensação de  acreditar na rapaziada, como cantou Gonzaguinha, quando eu era uma moça e me preparava para o exame vestibular.


Vivências Culturais

A oitava edição da Revista Imprensa Jovem, lançada no dia 13 de dezembro, teve como pauta única o tema das cultura. Os estudantes de  seis Emefs (Escola Municipal de Ensino Fundamental), que integram o Projeto Imprensa Jovem, tiveram a autonomia para montar a pauta, pesquisar, entrevistar, redigir, fotografar e ilustrar, direcionados pedagogicamente pelo/a professor/a responsável. 

Eu costumo repetir a cada edição, maravilhada que fico:

os estudantes decolonizam as pautas, colocam identidade nas reportagens e exploram as territorialidades.

A cada edição, sinto tanto orgulho dos reporteres-mirins!

Sobretudo, constato:

os jovens gostam de ler, escrever, produzir, só precisam ter conteúdos direcionados, atualizados e que façam e produzam sentidos.

Nesta oitava edição a cultura se fez presente nas reportagens, não apenas nos temas delas. As vivências culturais dos alunos estão explicitadas.

As ilustrações, as produções literárias autorais, o debate dos temais atuais e urgentes. Também, na presença dos estudantes brasileiros nos círculos mundiais de debates.

"Fazer parte de tudo isso dá uma sensação de liberdade", resumiu o aluno Murilo de Andrade Pontes Camargo, ao relatar sobre a sua experiência na cultura familiar ancestral. 


Arte autoral da estudante:
Khay Miler

A arte existe porque a vida não basta

Ferreira Gullart


Dessa arte que realmente importa, nos modifica e, que, em alguns momentos, expressa o que sentimos, inquieta-nos ou modifica os sentidos que damos à vida.

Prof-Dra Camila Escudero, jornalista responsável


Cada região do mundo tem sua própria identidade cultural -ou várias delas. Embora as diferenças possam, à primeira vista, gerar estranhamento, é justamente essa diversidade que atrai o diálogo e cria pontes entre as pessoas.

Prof. Carlos Lima, criador do Projeto Imprensa Jovem e coordenador do Núcleo de Educom/SME-SP



Acesse a edição 8 da Revista Imprensa Jovem





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